Você tem dúvidas sobre a credibilidade da creatina? Quais são os mitos e as verdades sobre esse suplemento tão famoso?
Todos nós possuímos no corpo, uma quantidade pequena de creatina que trabalha na retenção de água nos músculos, principalmente aqueles que se alimentam de carne. Justamente por esse motivo, a creatina não é uma substância considerada como doping. A retenção de água nos músculos, é o processo que faz aumentar a massa muscular, chamada de massa magra. Quando a pessoa interrompe os exercícios físicos por longo período, o músculo pode murchar.
Liberada pela Anvisa, a creatina está oficialmente sendo comercializada no Brasil, devido há estudos que comprovam os benefícios dessa suplementação na vida do atleta. A embalagem precisa obrigatória mente conter três informações decretadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vamos conhecê-las:
“Este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades”.
“Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico”.
Seguindo essas especificações, você pode ficar tranquilo ao adquirir e usufruir dos efeitos da creatina, que não é uma vilã com relação ao corpo e à saúde, muito pelo contrário, é considerada um suplemento terapêutico, de ótima qualidade, que pode beneficiar pessoas com fraqueza ou perda de massa muscular, doenças cognitivas ou neurodegenerativas e baixa massa óssea. Futuramente, a circulação da creatina pode ser liberada para a população em geral e principalmente para idosos.
Mas, por enquanto, é muito importante salientar, que o consumo da creatina foi autorizado somente para atletas, aqueles que praticam sua atividade física diariamente e participam de competições, devidademente acompanhados por um profissional. Para as pessoas que praticam exercícios físicos sem regularidade, o uso da creatina não é recomendável, sua eficácia funciona com a prática diária de força e exercício.
Efeitos colaterais, existem?
O uso inadequado pode causar problemas renais, aumento de gordura e hepatite. Porém, especialistas em suplementação, garantem que a creatina não prejudica o funcionamento dos rins.
Principais Benefícios
Aumenta o volume e qualidade do treinamento e proporciona uma explosão de força para evoluir nos exercícios. Ganho de massa magra e músculos resistentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua duvida, a a Virtual Gim responde.